sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Advogado da Sociedade que defendeu Pinto da Costa no processo apito dourado foi eleito para Presidente da Liga de Futebol!

Mario Figueiredo, Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pinto da Costa, Benfica, Salazar, Apito Dourado

Mário Silvares de Carvalho Figueiredo advogado, 45 anos, sócio da sociedade de advogados portuense Gil Moreira dos Santos, Caldeira, Cernadas & Associados, a GMSCC & Associados foi o escolhido para presidir à LPFP (Liga Portuguesa de Futebol Profissional).
Esmiuçando o advogado Gil Moreira dos Santos, principal rosto desta sociedade foi só o advogado de defesa de pinto da costa no processo Apito Dourado, ex Juiz, função esta que exerceu desde que se formou em Direito em 1962 até 1975, onde foi alvo de processo por parte do Conselho Superior Judiciário, que por fundadas dúvidas sobre a sua idoneidade moral e profissional o suspende em Março de 1975.
Duvidas estas, que entre outras, dizia-se estarem associadas a alegada colaboração, aquando o seu exercício de funções em 1973-1974 como Adjunto do Procurador da Republica na Relação do Porto, com o regime fascista de Salazar!
Mais tarde o seu advogado, Augusto Lopes Cardoso (ex Bastonário da ordem dos advogados) move diversos processos ao Estado Português e obtém a sua reintegração e posterior colocação na comarca de Vila Nova de Gaia em 1976. Tendo renunciado, através de licença sem vencimento, ao cargo de Juiz e ingressado posteriormente na advocacia, cuja função exerce até hoje. Sem por isso deixar de receber choruda reforma pelos cargos que exerceu na sua ex função de Juiz. É também professor convidado de Processo Penal da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, do Porto, tendo administrado cursos como, preparação para acesso ao CEJ (Centro de Estudos Judiciários) para Juízes e Magistrados, curso para promoção de Inspectores da PJ do Porto.
Destacar que este Gil Moreira dos Santos foi Juiz no Tribunal Plenário do Porto, tribunal este instituído por Salazar para julgar presos políticos consumados pela PIDE, policia do regime.

De referir que nesta sociedade milita também como um dos principais elementos, o Administrador da Sad do FC Porto Adelino Caldeira.

Ora posto isto, Mário Figueiredo agora eleito presidente da Liga, pois já faz parte dos quadros da mesma à mais de 10 anos, vai ser o sucessor de Fernando Gomes, isto é, continua tudo em família!

+ Recentes