segunda-feira, 1 de abril de 2013

FC Porto Mentira na Data de Fundação

FC Porto data de fundação

Share on Google+
FC Porto até a data de Fundação é uma MENTIRA. Pode-se assim dizer que hoje dia 1 de Abril é o dia do FC Porto o dia das mentiras.
FC Porto data de fundação
Pode ler-se num Diário da época, dos poucos documentos que se conseguiram salvar pela sonegação das provas de fundação promovida pelo Clube FC Porto, no dia 2 de Agosto de 1976 a noticia da comemoração do 70º (Septuagésimo) aniversário do FC Porto.
Facilmente fazendo a conta simples de subtrair 70 anos à data do ano em questão 1976, chegamos à conclusão que, naquele dia comemorava-se a data de fundação do FC Porto a 2 de Agosto de 1906! Provando-se assim a mentira que é hoje o clube FC Porto até na sua data de fundação.

Entre outras, escreve a noticia de 2 de Agosto de 1976 na comemoração do Septuagésimo (70º) aniversário do FC Porto as seguintes palavras:
«Completa-se hoje, 70 anos sobre a data em que José Monteiro da Costa e outros desportistas portuenses fundaram o clube que é, presentemente o maior baluarte do desporto nortenho - o F. C. Porto.
Depois de dois anos em que a efeméride passou praticamente despercebida, os continuadores da obra de José Monteiro da Costa traçaram, para este ano, um programa comemorativo à altura dos pergaminhos do clube e, que principia justamente hoje, às 18.30 horas com o hasteamento da bandeira na sede, acto que será cumprido pelo sócio mais antigo da colectividade.»

A verdadeira Fundação do FC Porto é no dia 2 de Agosto de 1906 e, não em 1893 como hoje se tenta fazer crer. Tendo-se assim inventado uma história que, já antes António Nicolau d'Almeida teria fundado o Clube, com documentos nitidamente forjados. Pois na altura os únicos clubes onde se conhecia e praticava futebol, confirmados por toda a documentação da imprensa da referida época e que, existiam na cidade antes, da verdadeira fundação do FC Porto, eram o Oporto Cricket e Boavista Foot-Ball. Não era conhecido nenhum outro agrupamento que, se pudesse chamar de clube, onde se jogasse ou já se tivesse praticado o referido desporto e muito menos fundado como clube de futebol.

Foram precisos mais de 80 anos para que, aparecessem dois documentos, supostamente a provar que o FC Porto de hoje já existia antes de 1906, cujos mesmos nos iremos debruçar num próximo artigo.
Clica aqui para consultar e ler mais do documento original.

+ Recentes