sexta-feira, 4 de abril de 2014

Benfica Volta a Vencer na Holanda 45 Anos Depois

AZ Alkmaar 0-1 SL Benfica, Europa League, 2014

Share on Google+
Benfica há 45 anos que não vencia na Holanda para as competições da UEFA, a ultima vez tinha sido em 68-69, Ajax 1-3 SL Benfica para a Taça dos Campeões Europeus.
Mais uma vez vimos um Benfica diferente, do que era habitual, nas épocas transactas, um Benfica mais cerebral a saber gerir melhor o jogo, bem como, a condição física dos atletas.
Benfica deu a iniciativa ao AZ no primeiro tempo, chegou mesmo a exagerar um pouco, na falta de agressividade, pressão sobre a bola pouco intensa e bastante baixa, permitindo assim algumas jogadas de perigo para a nossa baliza, com Artur novamente muito bem no jogo, tendo mesmo feito, a defesa da noite.

Benfica no final do primeiro tempo já começava a dar sinais de querer mandar no jogo, melhor posicionado, mais subido, para entrar na segunda parte mais forte, com uma postura mais agressiva, mais dominador.
E foi logo aos 48 min que inaugura o marcador, através de um remate de Cardozo que, Esteban (Pierre van Hooijdonk para os amigos) não conseguiu segurar, Salvio com um espectacular pontapé de primeira, na ressaca, factura o seu primeiro golo desta época, não disfarçou mesmo, a enorme emoção pelo golo marcado depois dos 6 meses de recuperação.

Até ao final do jogo, foi sempre o Benfica que esteve mais perto de aumentar a vantagem, Rodrigo, Lima e André Gomes estiveram perto de o concretizar.
Tudo podia ter corrido quase na perfeição se não fosse, a lesão de Amorim, um jogador que tem sido muito influente esta época. Rúben um jogador de meio campo quase completo que, esta temporada tem feito, talvez, a sua melhor época de sempre. Muito marcado por lesões ao longo da sua carreira, será muito triste se não puder, rapidamente, voltar a dar o seu contributo à equipa.
Uma nota para André Almeida que entrou bem, o que não é fácil depois de ter estado tanto tempo afastado das opções de Jorge Jesus.

Na próxima quinta feira dia 10 de Abril, Gaitan e Maxi ficam de fora do reencontro com o AZ, na decisão da passagem às meias finais da prova, por terem visto amarelo.
O estádio do AZ Alkmaar, o AFAS Stadium, esteve quase esgotado, onde mais uma vez, os adeptos do Benfica, estiveram em grande numero e como sempre, foram excelentes em mais uma inigualável prestação no apoio à equipa.

A pastilha do treinador caiu (ver o vídeo do resumo), mas bem de pé e de cabeça erguida, saiu o Benfica da Holanda, com uma vitória que não conseguia desde 1969, Benfica está a ter a melhor prestação de sempre na Europa, fora da Luz.

+ Recentes