Guimarães financia FC Porto em 15 milhões em Fraude com miúdos

pinto da costa, miguel pinto lisboa, guimarães sc financia fc porto em 15 milhoes, 2021,

Depois dos conhecidos financiamentos ilícitos ao fc porto, por parte de Theodoro Fonseca accionista maioritário de uma equipa da 1ª Liga o Portimonense, agora temos o Vitória de Guimarães em mais um escândalo de crime e corrupção, a financiar o porto em fraude de 15 milhões de euros.

O Vitória de Guimarães comprou Francisco Ribeiro, um miúdo de 18 anos 1.71m que ninguém conhece, nem o transfermarkt por 11.000.000 euros ao FC Porto!! Como 11 milhões era pouco para ajudar a tapar a cratera nas contas do porto, o Vitória deu mais 4 milhões por outro de 20 anos que ninguém conhece, um tal de Rafael Pereira. Mais um escândalo que veio a público porque, um sócio do Vitória veio para as redes sociais, denunciar o que viu no relatório e contas da SAD vimaranense para a época 2020/21.

Ao contrário do que dizem as TVs e os jornaleiros que, logo se apressaram a branquear mais este acto criminoso, com uma histórinha confusa, sem um resquício de inteligência, própria de idiotas e para idiotas acreditarem, foi tudo uma mera troca de jogadores, um acto normal contabilístico!

Neste mesmo relatório e contas não existe qualquer entrada de dinheiro do fcp na SAD do Vitória de Guimarães por, suposta compra de jogadores ao Vitória. Saíram sim 15 milhões de euros do Vitória para o fc porto e nada entrou do fc porto no Vitória. É o que está escrito no relatório. Ou será que foi apenas uma lavagem de capital? Isto é ilicíto numa mercearia, aqui estamos a falar de Sociedades Anónimas que são escrupulosamente reguladas por, um batalhão de leis de mercado, de transparência e criminais.

1 - Um clube da mesma liga financiar outro é um acto ilegal.

2 - Uma SAD financiar outra quando são concorrentes é um acto ilícito e de corrupção.

Como o já referido não fosse por si só muito grave, ainda temos um jogador de 18 anos que ninguém conhece que não tem sequer avaliação no transfermarkt ser comprado por 11 milhões de euros! Quando um jogador não tem sequer avaliação neste conhecido site é porque, o seu valor real é inferior a 100 mil euros. Francisco Ribeiro foi vendido por 11 milhões de euros! Sofreu um aumento de 11000 vezes mais!

Só para se perceber ainda melhor o escândalo que isto representa leia se o que se segue:

Diogo Costa, uma das maiores promessas apregoadas, o GR de 22 anos do fc porto está avaliado em 10 milhões.

Vitinha, médio centro de 21 anos, está avaliado em 7 milhões!

Fábio Vieira, médio ofensivo também considerado pelos portistas uma das maiores promessas do Clube, ESTÁ AVALIADO em 9 milhões!!

João Mário, lateral direito de 21 anos do fc porto está avaliado em 7 milhões.

Marko Grujic, médio defensivo de 25 anos do Liverpool emprestado ao fc porto tem o valor de mercado de 15 milhões!!

Sérgio Oliveira, médio centro um dos maiores valores do plantel do porto, está avaliado em 17 milhões, apenas mais 6 milhões de euros do que custou ao Vitória de Guimarães, a compra do famoso craque Francisco Ribeiro ao fc porto! Não foi por acaso que colocámos aqui valores de mercado actuais, só de jogadores do fc porto.

Constitui fraude aumentar o valor de um jogador muito acima do seu real valor de mercado. Trata-se de um crime económico de especulação. Constítui ilícito falsas avaliações, sobrevalorizar e especular activos, o mesmo se passa para os proveitos. Mesmo como engenharia financeira para mascarar contas seria sempre um acto proíbido, ilegal e ilícito. Em sociedades anónimas e em bolsa ainda mais grave se torna.

“A lei portuguesa proíbe comportamentos negociais ou informativos que, pela sua natureza ou consequências, sejam idóneos a criar uma situação enganadora sobre um valor mobiliário ou sobre uma entidade emitente. De forma mais precisa, o art. 379.º, n.º 1 do CdVM proíbe penalmente as seguintes condutas:

Divulgação de informações falsas, incompletas, exageradas ou tendenciosas,

Realização de operações de natureza fictícia e Execução de outras práticas fraudulentas”

Dizem que houve uma suposta "troca" de jogadores mas, no relatório e contas do Vitória só saiu dinheiro para o fc porto e do fc porto, entrou zero nos cofres do Vitória. É esta a dimensão de mais um crime de corrupção, crime económico, crime fiscal, tráfico de influências, etc, perpetrados pelo fc porto e mais uma vez teremos a passividade das marionetas da justiça do tipo, carlos alexandre e rosário teixeira que parecem andar a mando do lobbying (cartel) do porto.

Imagine-se o que não aconteceria se fosse com o Benfica!