Maestro Rui Costa, o Filho Prodígio do Benfica

Benfica, Rui Costa, Maestro, Historia Benfica, documentario, 2021, video,

O nosso Maestro vai ser o Presidente do nosso Benfica

Rui Costa, nascido na Damaia, Amadora, com 5 anos entrou nos infantis do Damaia Ginásio Clube, 4 anos depois com 9 anos de idade, tentou a sua sorte nos treinos de captação do Benfica. Passados dez minutos de treino, Eusébio que observava os futuros craques ficou impressionado com a habilidade do jovem Rui Costa.

Um dos melhores médios do futebol mundial e um dos melhores de sempre da história do futebol Português. Rui Costa era médio ofensivo, box to box, com elevada capacidade técnica, inteligente e rápido, elegante com a bola nos pés, drible desconcertante, criativo, forte remate de longe, em jeito, rematava de qualquer lado, visão, passe preciso, longo e curto, um enorme jogador um excelente fornecedor de assistências que lhe permitia criar espaços para seus colegas de equipa, um Maestro a orquestrar os movimentos de ataque.

Campeão do Mundo Sub-20 em 1991, vencendo na final o Brasil na disputa por penaltis. A final foi realizada no antigo Estádio da Luz, e Rui Costa converteu a penalidade que definiu a vitória. Foi nomeado por Pelé no FIFA como um dos 125 maiores jogadores de futebol vivos. Um Campeonato, uma Taça de Portugal, um título da Série A, três Copas da Itália, uma Liga dos Campeões da UEFA e uma SuperTaça Europeia.