Rui Costa, 1º Jogador do Futebol Moderno a ser Presidente do Clube, em Portugal

Rui Costa, 34º Presidente, Sport Lisboa e Benfica, 2021,

Benfica com Rui Costa faz mais uma vez história

Os Sócios do Benfica escreveram história ao eleger Rui Costa para Presidente do Clube. Rui Costa eleito o 34º Presidente do Sport Lisboa e Benfica é o primeiro jogador de futebol, do futebol moderno, a ser Presidente de um Clube em Portugal e um dos poucos no mundo. Se falarmos em grandes Clubes só o FC Bayern de Munique elegeu ex jogadores para Presidente, Franz Beckenbauer (1994-2009) e Uli Hoeness (2016-2019).

O Benfica escreveu tantas vezes história nas eleições dos seus presidentes, o primeiro futebolista a ser Presidente de um Clube de futebol aconteceu também com o Sport Lisboa e Benfica, Januário Barreto. Foi o primeiro Presidente a ser eleito através do voto democrático, corria o ano de 1906. Januário Barreto foi marido de Carolina Beatriz Ângelo a primeira mulher a votar em Portugal. Médico, futebolista e ativista republicano foi um dos fundadores da Liga Portuguesa de Futebol. Cosme Damião também foi jogador e dirigente, o mais influente dirigente no nascimento do Benfica mas nunca foi Presidente.

Agora no futebol moderno onde, o futebol passou a ser um desporto de elite de altíssima competição o Benfica com Rui Costa, volta a ser pioneiro na história do futebol em Portugal.